segunda-feira, 18 de junho de 2007

Charles Darwin-Teoria da evolução

Naturalista britânico. Inicia estudos de Medicina e de Teologia, mas em 1831, aprende bastante de Botânica, Entomologia e Geologia, é recomendado para uma expedição científica a bordo do Beagle. A volta ao mundo do Beagle dura cinco anos, durante os quais Darwin forma a sua colecção de naturalista, acumula observações práticas e modifica os postulados teóricos básicos da ciência biológica da época. Aos 27 anos, de regresso a Inglaterra, decide dedicar a sua vida à ciência. Em 1842, com a herança paterna, retira-se para uma casa no campo, onde vive consagrado ao estudo até à morte.
No estudo A Origem das Espécies formula a teoria da evolução dos seres vivos mediante uma selecção natural que favorece nos indivíduos variações úteis na luta pela existência; estas variações transmitem-se, reforçadas, aos descendentes. . A Origem das espécies formula a teoria da evolução dos seres vivos mediante uma seleção natural que favorece nos indivíduos variações úteis na luta pela existência; estas variações transmitem-se, reforçadas, aos descendentes.
Charles Darwin formula doutrina evolucionista, segundo a qual as espécies procedem umas das outras por evolução. Em virtude da seleção natural sobrevivem os indivíduos e as espécies melhor adaptados. Esta idéia revoluciona as concepções biológicas da sua época.
A esta obra segue-se A Origem do Homem, em que aprofunda a sua teoria sobre a dependência do homem e do macaco de um antepassado comum.
Darwin não foi um aluno brilhante, pois não se interessava pelas matérias que lhe ensinavam na escola. Em 1925, Charles Darwin foi estudar medicina, tendo desistido dois anos mais tarde, para ingressar no curso de direito da Universidade Cambridge. Ai, um dos seus professores, Prof.Hernslow, covenceu-o a levar mais a serio o seu interesse pelas ciência. Darwin experimentou e aprendeu vários aspectos da biologia e da vida durante a sua permanência no navio, mas quando chegou ao arquipélago dos galápagos, e que realmente se lhe “fez luz”. Ai descobriu que existiam inúmeras diferenças e semelhanças entre os animais das diversas ilhas e do continente.
Passou o resto da sua vida a escrever livros, a estudar, a conduzir experiência e a corresponder-se com outro cientista. Morreu em 19 de Abril de 1882.
Darwin publicou muitas outras obras expondo as suas teorias e a sua biografia. As suas idéias foram realmente revolucionarias, tendo iniciado uma linha de pensamento totalmente original.

Nenhum comentário: