segunda-feira, 25 de junho de 2007

Santorini

Santorini ou Santorino (em grego Σαντορίνη), é uma ilha vulcânica localizada no extremo sul do grupo das Cíclades, no Mar Egeu, a cerca de 200 km a sueste da cidade de Atenas, Grécia nas coordenadas aproximadas de 36.40° N e 25.40° E.
Com uma área total de aproximadamente 73 km², em 2001 tinha uma população de 13.600 habitantes.
A ilha deve o seu nome a Santa Irene, nome pelo qual os venezianos a denominavam. Era anteriormente conhecida por Kallisti, Strongili ou Thera, nome que ainda hoje ostenta em grego.
Para além da ilha principal, Santorini tem nas suas proximidades diversos ilhéus, formando um grupo quase circular de ilhas, vestígio da grande erupção que despedaçou a ilha. O grupo de ilhas é também conhecido por Tira (em grego Θήρα).


Vista panorâmica de Tira (Santorini), de Imerovigli até Fira, a partir do ferry que faz a ligação inter-ilhas.
Santorini é o vulcão mais activo do denominado Arco Egeu, sendo constituída por uma grande caldeira submersa, rodeada pelos restos dos seus flancos. Esta forma actual da ilha deve-se, em grande parte, à erupção que há aproximadamente 3.500 anos atrás destroçou o seu território. Aquela erupção, de grande explosividade, criou a actual caldeira e produziu depósitos piroclásticos com algumas centenas de metros de espessura que recobriram tudo o que restou da ilha e ainda atingiram grandes áreas do Egeu e dos territórios vizinhos.
O impacto daquela erupção fez-se sentir em todo o mundo, mas com particular intensidade na bacia do Mediterrâneo. A erupção parece estar ligada ao colapso da Civilização Minóica, na ilha de Creta, sita apenas 70 km a sul.


Vista panorâmica da caldeira a partir da povoação de Fira.
Ilha Nea Kameni - Volcano - Ilha de grande interesse científico, assumindo-se como um monumento natural protegido. "Local histórico de beleza natural excepcional", palavras do Centro Cultural Helénico para decrever não só Nea Kameni, mas também todas as ilhas que formam Santorini. A Palea e a Nea Kameni – grupo central de ilhas – e a área da caldeira foram também nomeadas como monumentos geológicos na lista do “World Heritage”.
A beleza singular de Nea Kameni é reforçada pelo facto de ser a forma vulcânica mais recente do sudeste mediterrânico. Contudo, sofreu uma evolução gradual, onde a erupção mais antiga surgiu há 430 anos e a última em 1950. A ilha apresenta uma forma extremamente irregular e de declives acentuados, depósitos piroclásticos de dimensões variadas todos eles provenientes de seis pontos de erupção diferentes.
Palea Kameni, de características semelhantes mas de dimensões reduzidas, tem a particularidade de apresentar um fenómeno natural único - “Hot Springs”, um conjunto de vapor de água, dióxido de carbono, enxofre e outros elementos, que formam uma autêntica bacia de água quente, de resto, um destino turístico de grande fluxo.

wikipédiaSantorini é complexo de vulcões sobrepondo do protetor. Os fluxos da lava do Basalt e da andesite que fazem o protetor são expostos no penhasco abaixo da cidade de Phira. Algum de t penhasco é pensado para ser uma parede do caldera associada com um eruption 21.000 anos há. Druitt e Francaviglia (1992) encontraram a evidência pelo menos de 12 eruptions explosivos grandes nos últimos 200.000 anos em Santorin i. A camada branca no alto é o tephra de Minoan do eruption de 1.650 B.C. A fotografia copyrighted por Robert Decker.
Exposição de aproximadamente 150 pés (50 m) do tephra de Minoan. O tephra consiste no polimento, no surge pyroclastic, e em depósitos pyroclastic do fluxo. A fotografia copyrighted pelo bert Decker do Ro.
Akroteri, uma cidade de Minoan na parte sul de Thera, excavated. Aproximadamente 3-6 pés (1-2 m) da cinza caíram na cidade que teve uma população de aproximadamente 30.000. Os residentes parecem ter sido evacuados com sucesso antes do eruption. Nenhum hav e dos corpos encontrado na cinza gosta daqueles em Vesuvius. Os arqueólogos relataram também que os objetos móveis tinham sido feitos exame da cidade. A fotografia copyrighted por Robert Decker.

Nenhum comentário: