segunda-feira, 25 de junho de 2007

Nômades

Um povo nômade (ou nômada) é um povo sem habitat fixo, movendo-se sazonalmente ou à busca de alimentos.
O contrário de nômade é sedentário, um povo sedentário é aquele que possui habitação fixa. Geralmente povos mais desenvolvidos, que desenvolveram a agricultura, assim, não têm mais a necessidade de se mudar para buscar alimento, e uma forma de lidar com as dificuldades climáticas. Os primeiros habitantes da Terra do período neolítico eram nômades, assim podemos conhecer mais sobre o estilo de vida deles.
Esquimó
Esquimó é um povo que vive em lugares polar, terras árticas no extremo norte do Planeta Terra, Canadá, Alasca, Sibéria e Groelândia.
Eles vivem da pesca e da caça. Retiram gordura de baleias, focas e ursos para usar alimentos e de combustível para seus trenós. Os esquimós se vestem com pedra de animais, porém, ao contrário dos outros povos eles usam a pele voltada para dentro de forma a mantê-la mais próxima ao corpo e promover um aquecimento mais adequado.
Eles tem o costume de se alimentar do fígado cru das caças, sua única fonte de vitamina C. Muitos esquimós ainda caçam o urso polar de acordo com o método empregado por seus ancestrais. Os primeiros esquimós, além de cuidarem dos seus rebanhos para sobreviverem, eram bons pescadores e caçadores de ursos, lobos, caribus, focas, baleias e outros mamíferos marinhos, disponíveis em grandes quantidades. Na época deles se alimentavam e utilizavam as peles para indumentos, como as parkas, e para cascos de barcos e os ossos para fabricar ferramentas, utensílios e apetrechos como o útil arpão articulado, cuja cabeça se destacava da haste após entrar na presa.






















retirado de:http//pt.wikipedia.org/wiki/esquim%c3%b3s%



Nenhum comentário: