segunda-feira, 25 de junho de 2007

Guaranis

O termo guarani é designação de um grupo indígena que habita o estado brasileiro do Mato Grosso do Sul, e o Rio de Janeiro ao Rio grande do Sul, onde se divide nos sub grupos caiouá, embiá e nhandeva. Entre tanto, no passado esse grupo, subgrupos ou parte deles foram conhecidos também como araxás, cainguás, carijós, guaianas, oiutatins. Atualmente, os guaranis vivem também na Bolívia e no Paraguai.
Durante mais de 400 anos de referencia escritas sobre os Guaranis, muitos nomes alternativos têm sido empregados para identificar estes vários povos, bem como para indicar suas visíveis diferenças. Atualmente a população Guarani está dividida em 4 grupos sub - étnicos distintos – Kaiowá, Nhandeva, Mbyia e Chiriguano.
No início do século XVI, época dos primeiros contatos com os conquistadores europeus, a população Guarani provavelmente chegava ao número de 1.500.000 a 2.000.000 de pessoas, ocupando juntamente com outros grupos étnicos, em relações mais ou menos amistosas, uma faixa territorial que tinha como limites ocidentais o sul e o leste do atual estado boliviano ate a faixa central da Argentina, e como limites orientais, o litoral sul do Estado de São Paulo, no Brasil, até as terras circunvizinhas a foz do Rio da Prata, abrangendo, desta forma, a totalidade dos territórios meridionais brasileiros, bem como os atuais estados nacionais do Uruguai e do Paraguai.
A província do Guairá, por exemplo, que contou com mais de 200.000 índios (e talvez até 8.000), foi reduzida praticamente nenhum habitante.

Nenhum comentário: